Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Meu Criadouro

O criadouro de aproximadamente 20m², têm formato triangular. É na verdade um cômodo de alvenaria feito no único lugar disponível na minha casa, um canto pouco utilizado do meu quintal. Essa construção foi feita especialmente para abrigar minha criação de periquitos. O piso do criadouro é de cerâmica e na parte dos viveiros, "cimento queimado", para facilitar a limpeza, geralmente feita com espátula entre outras.


O criadouro, com três janelas, uma porta, um ventilador de teto, e por último um exaustor eólico, tem boa ventilação. Já as lâmpadas florescentes aliadas a telhas transparentes garantem boa iluminação. Além disso, dentro do criadouro há um tanque para se lavar gaiolas, ninhos e comedouros. Como equipamentos adicionais há uma máquina sopradora de sementes e uma chocadeira de ovos de pássaros, excelentes produtos, ambos da Criativa de Belo Horizonte(http://www.criativanet.com.br). Na área externa, há um armário com prateleiras e porta de correr tipo box, para guardar ninhos e outros apetrechos.


O cômodo é dividido em duas partes. Na primeira estão os 2 viveiros, que juntos somam 9m X 1.5m. Atualmente para ganhar espaço, desativei 1 viveiro, que deu lugar a duas voadeiras e 8 gaiolas de criação. No viveiro ativo estão os filhotes, machos e fêmeas .


Na segunda parte, há mais 24 gaiolas de criação, que somadas totalizam 32. As gaiolas são colocadas em uma simples estrutura de metal, com rodinhas. Cada estrutura dessas comporta 8 gaiolas. As gaiolas são um modelo para criação de agapornis, facilmente encontradas no comércio e funcionam perfeitamente para criação do periquito padrão inglês. Os ninhos tipo vertical são colocados do lado de fora da gaiola com a intenção de dar mais espaço para os pássaros.